Newton Lima participa de seminário que discutiu desenvolvimento de São Carlos

O ex-prefeito, ex-reitor e um dos coordenadores do Participa São Carlos, Newton Lima, foi convidado para ser um dos palestrantes do seminário Desenvolvimento Econômico e Social de São Carlos.

Organizado pelo pesquisador e professor Marcos Martinelli com o apoio do Centro do Professorado Paulista (CPP) e da jornalista Kelly Godoy, o seminário também contou com a participação dos presidentes da Acisc, José Fernandes Domingues, Ciesp, Marcos Henrique Santos, e OAB, Renato Barros.

Em entrevista à imprensa, Martinelli disse que pretende realizar novos eventos semelhantes. “Este é um espaço para as pessoas dialogarem e discutirem o futuro da cidade”, frisou. Já o presidente da Acisc cobrou mais atenção para o comércio da cidade. “Temos que trabalhar na revitalização da área comercial”, destacou. “Este é um debate de interesse da sociedade”, observou Renato Barros. Para o presidente do Ciesp o setor industrial da cidade avançou ao longo do tempo, mas agora precisa de apoio. “O Poder Público precisa induzir esse desenvolvimento”, observou.

Já a jornalista Kelly Godoy, que atualmente está na Record News em programas que abordam pautas nacionais, frisou a importância da cidade se organizar para aproveitar de forma espontânea a fama conquistada. “A grande imprensa nos vê como a Capital da Tecnologia mesmo e quanto mais enaltecermos a ciência aqui produzida, mais iremos conseguir mostrar a cidade de uma forma positiva”, explicou.

APRESENTAÇÃO NEWTON LIMA

Com o apoio do especialista em políticas públicas, Guilherme Rezende, Newton Lima levantou dados sobre o município de São Carlos que não estão disponíveis na Prefeitura. “Não temos dados primários referentes ao município”, ressaltou.

Na apresentação, o ex-prefeito mostrou a pontuação atual de São Carlos com base nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Também mostrou números de empresas de inovação e startups, número de empresas registradas na cidade, que no total são 40,7 mil, sendo metade de Microempreendedores Individuais (MEIs).

“Nós temos cerca de 20 mil microempreendedores individuais em São Carlos, que não estão na CLT e que tem rende anual máxima de 81 mil reais. Precisamos enquanto poder público local olhar com carinho para esse segmento, a começar por compreende-los melhor”, observou.

Segundo Newton Lima, o levantamento de dados sobre o estágio atual do desenvolvimento econômico e social de São Carlos ocorre no âmbito do plano Participa São Carlos, lançado com o intuito de discutir a cidade e propor ações para as futuras administrações.